sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DATA BASE DE SETEMBRO 2010


Campanha Salarial da Alimentação 2010 - Data Base de Setembro.


Federação e sindicatos convocam trabalhadores de Jacarezinho, Cambará, Cascavel e Marechal Cândido Rondon para fortalecer reivindicações.


Em muitas empresas os trabalhadores reclamaram das condições de trabalho e dos baixos salários. Greves podem acontecer.


Federação e sindicatos percorreram o estado divulgando as reivindicações deste ano e a contra-proposta apresentada pelos patrões.



Rui Amaro Gil Marques
Assessoria de Comunicação da FTIA e sindicatos
Da região oeste do estado


Depois de visitarem as principais indústrias de Alimentação das cidades de Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cianorte e Umuarama onde distribuíram material da Campanha Salarial data base de setembro para os trabalhadores, os diretores da FTIA PR e dos sindicatos filiados se dirigiram na manhã de quarta-feira (22) para os municípios de Jacarezinho e Cambará aonde permaneceram por quase todo o dia. Nesses municípios também conversaram com os funcionários das empresas Yoki Alimentos e Panco onde fizeram panfletagens.


Dos 80 mil jornais da Campanha Salarial foram entregues aos trabalhadores em torno de 85% de todo o material impresso. Vale registrar que a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras tem demonstrado apoio ao movimento em todas as empresas que foram visitadas até o momento. Em muitas delas os funcionários aproveitaram a presença dos sindicalistas para denunciarem as péssimas condições de trabalho, banco de horas irregulares, horas extras que não são pagas pelas empresas, perseguições, assédio moral, jornadas de trabalho excessivas e desrespeito aos direitos trabalhistas.

Raio X da realidade


A Federação está aproveitando a oportunidade para fazer uma radiografia da situação das empresas visitadas e da sua relação com os trabalhadores e sindicatos locais. Esses dados vão facilitar na compreensão das realidades regionais e das necessidades dos trabalhadores dessas empresas. Essas informações serão úteis para que a FTIA possa planejar ações futuras em cada região visitada.

Descontentamento Generalizado


Na quinta-feira (23) os sindicalistas estiveram em Marechal Cândido Rondon onde realizaram panfletagens nas empresas Lorenz e Faville Alimentos. O Presidente da Federação dos Trabalhadores, Ernane Ferreira, registrou que ficou evidente o descontentamento generalizado dos trabalhadores nas várias reclamações feitas por causa dos baixos salários e a falta de reconhecimento dos empregadores, pois sempre há uma desculpa para não atender as reivindicações.


Acrescentou ainda, Ferreira, que muitos criticaram o desrespeito das organizações sindicais patronais, pelo fato de sempre atrasem o fechamento das negociações salariais, com isso aumentando o descontentamento da classe operária que é lembradas para parcerias somente quando as empresas buscam o aumento de produtividade. Diante disso o movimento de mobilização dos trabalhadores nas indústrias de alimentação com data base em setembro, ainda vai prosseguir intenso até a próxima semana quando será realizada a segunda rodada de negociação salarial com os patrões na quarta-feira (29) em Curitiba.


2 comentários:

  1. Sou uma empregada da empresa Biscoitos Chelkem...e eu em representação dos funcionários da firma digo q estamos apoiando vcs a respeito do aumento em até 9% pq 4% q eles qrem dar...é mtaaaa humilhação para nós trabalhadores q fazemos de tudo e tiramos o nosso suor em prol da empresa q não está mostrando nem um pouco de consideração..desde já o nosso mto obrigado e estamos dispostos a qualquer tipo de reinvidicação

    ResponderExcluir