segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CONGRESSO NACIONAL DA CONTAC

FEDERAÇÃO E SINDICATOS PARTICIPAM DO 7º CONGRESSO NACIONAL DA CONTAC EM SP


Trabalhadores da Alimentação do Paraná conquistaram a vice- presidência da entidade

Rui Amaro Gil Marques
Secretaria de Comunicação da FTIA PR





Com a presença de cerca de 600 delegados de sindicatos, federações, observadores e convidados de vários estados do Brasil e de outros países como Argentina, Uruguai e Alemanha, foi realizado na Estância Atibainha, interior de São Paulo, o 7º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CONTAC), entidade orgânica da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) e os sindicatos STIAA de Apucarana, STIMLACA de Ponta Grossa, SINTIACRE de Cascavel, STIA de Toledo, SINTRIAL de Dois Vizinhos, STIA de Medianeira, SINTAC de Carambeí, STIP de Curitiba e STIA de Marechal Cândido Rondon formaram a delegação do Paraná com 16 trabalhadores e trabalhadoras.


Na abertura do Congresso discursaram representantes de Confederações e o presidente da CUT, Vagner Freitas. João Pedro Stédile, Coordenador Geral do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi um dos palestrantes ao lado de Geraldo Iglésias, diretor da IUTA União Internacional dos Trabalhadores do Setor de Alimentos.

Temas debatidos no Congresso
Segurança no Trabalho, doenças profissionais, combate as péssimas condições de trabalho, participação da juventude nos sindicatos, organização sindical, NR dos Frigoríficos, legalização da CONTAC, discussão de teses e aprovação de cronograma de trabalho para o próximo período, prestação de contas e eleição da nova diretoria da entidade foram os temas debatidos durante os 03 dias de congresso que teve inicio em 28 de novembro.

Vice-presidência da CONTAC
Devido ao forte trabalho da FTIA PR na campanha nacional pela aprovação da NR dos Frigoríficos e pela força política dos trabalhadores do Paraná, Ernane Garcia, atual presidente da Federação, foi indicado e eleito para ocupar a vice-presidência da CONTAC para o triênio 2013/2015. Siderlei de Oliveira foi reeleito para a presidência da Confederação mais uma vez.