sábado, 9 de março de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO INICIA FORÇA TAREFA PARA FISCALIZAR EMPRESAS NO PARANÁ. APUCARANA ESTA NA LISTA.




NR DOS FRIGORÍFICOS – FTIA PR/CONTAC/CUT participa de Audiência Pública do Ministério Público do Trabalho em Curitiba

Evento reunião empresários do setor frigorífico, Procuradores do Trabalho, auditores do Ministério do Trabalho e sindicalistas

Força Tarefa da Procuradoria do Trabalho e Ministério do Trabalho irá realizar fiscalização em todas as empresas frigoríficas do Paraná a partir do segundo semestre de 2013

STIAA PARTICIPOU DO EVENTO E JÁ SE PREPARA PARA FISCALIZAR FRIGORÍFICOS DE APUCARANA E REGIÃO

Rui Amaro Gil Marques
Secretaria de Comunicação da FTIA PR


Com a presença de sindicalistas, empresários do setor de frigoríficos e membros do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego foi realizada nesta quinta-feira (07 de março) no Auditório do Ministério Público do Trabalho da 9 Região em Curitiba Audiência Pública sobre a adoção da NR dos Frigoríficos.

O evento organizado pelo Ministério Público do Trabalho da 9 Região em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego teve como meta conscientizar os empresários do setor frigorífico das mudanças que deverão promover para adequar suas empresas de acordo com as novas exigências aprovadas através da Norma Regulamentadora 36 que trata exclusivamente do setor.

Autoridades presentes – Procurador Geral do Trabalho Dr. Luis Antonio Camargo de Melo, Dr. Altino Pedroso dos Santos – vice-presidente da 9 Região, Dr. Helder Ivens Natali – Coordenador Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos,  Paulo Roberto Stori – OCEPAR e Ernane Garcia – Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná/vice-presidente da CONTAC e Dr. Sandro Sardá – Procurador do Ministério Público do Trabalho e Coordenador da Força Tarefa dos Frigoríficos.


O presidente da FTIA PR (filiada a CUT) e vice-presidente da CONTAC, Ernane Garcia falou aos empresários e demais participantes do evento que a NR do setor é uma necessidade uma vez que os trabalhadores têm enfrentado situações adversas com riscos à saúde, acidentes, lesões, mutilações e mortes. Ernane também explicou que os sindicatos e Federação irão fiscalizar a adoção da NR pelas empresas e que os empresários devem fazer a sua parte.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Sandro Sardá avisou que a Força Tarefa de Fiscalização do Setor Frigorífico estará visitando as empresas do Paraná a partir do segundo semestre deste ano. “A fiscalização será dura então cabe aos senhores empresários irem promovendo mudanças e resolvendo os problemas pendentes em suas empresas. Estamos aqui reunidos no sentido de alertá-los para que mais tarde não sejam surpreendidos com multas e outras punições”, enfatizou o procurador.


O presidente do STIAA, José Aparecido Gomes, esteve presente a Audiência Pública e acredita que muitos frigoríficos serão multados pela fiscalização do Ministério Público do Trabalho. “A situação de muitos frigoríficos esta irregular e os empresários do setor que insistirem em atuar na ilegalidade descumprindo a NR dos Frigoríficos serão penalizados pelo Ministério Público do Trabalho. De nossa parte já estamos nos preparando para fazer a nossa parte, ou seja, vamos intensificar a nossa atuação nos frigoríficos de Apucarana e da região. A NR garante aos sindicatos esse poder de fiscalização, o que não era permitido anteriormente”, acentuou.

Sindicatos presentes: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Apucarana, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Arapongas, Sabaudia e Rolândia, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Cianorte e Região, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Cascavel, Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Alimentação de Umuarama, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes, Laticínios, Rações Balanceadas e Derivados, Pratos Prontos e de Alimentação de Castro e Carambeí, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Dois Vizinhos, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Fco Beltrão, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Marechal Cândido Rondon, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Jaguapitã, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Frigoríficas, Laticínios, Rações e Alimentação de Ponta Grossa, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Medianeira e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Curitiba e Região Metropolitana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário